O nascimento das tartarugas é um espetáculo da natureza!
Comandado pela ONG EcoAssociados, o evento junta várias pessoas pela praia de Muro Alto e proximidades para ajudarem as tartaruguinhas recém nascidas a chegarem ao mar com segurança.
As tartarugas rompem seus ovinhos e nascem em um período de 45 a 60 dias, dependendo do clima local. O mais interessante é que os filhotes nascem ao mesmo tempo, em movimentos quase sincronizados. A partir daí, as tartaruguinhas cavam do fundo da areia à superfície do ninho e, juntas, vão de encontro ao mar. O nascimento quase sempre se dá no período da noite, por conta da baixa temperatura da área e das menores chances de serem atacados por predadores nesse horário. Para chegar ao mar, as tartarugas procuram e seguem a luz da lua, que reflete no mar.
A ideia de acompanhar os filhotes veio da própria ONG EcoAssociados, que surgiu em 1998 a partir de um grupo de estudantes de Biologia que sentiram a necessidade de monitoramento em prol da conservação das tartarugas marinhas. Hoje, a organização já possui sede própria em Porto de Galinhas e realiza trabalhos de educação ambiental e monitoramento nas praias do litoral. Siga o projeto nas redes sociais e acompanhe as programações!